Jardins em Foco

Com a reforma, houve uma mudança gradual do perfil das lojas da Rua Oscar Freire: algumas das grifes internacionais, como Christian Dior e Cartier, migraram para os novos shoppings Cidade Jardim e JK. Enquanto isso,  diversas empresas instalaram suas flagships na via.

Com suas milhares de lojas, shopping centers, feiras de antiguidades e artesanatos como as da Praça Benedito Calixto, Praça da República e Liberdade, mercados, supermercados, feiras e sacolões de hortifrutigranjeiros, camelôs e ambulantes, São Paulo é o maior pólo de compras do Brasil.  Aqui podemos encontrar praticamente de tudo, desde produtos a preços populares na Rua 25 de Março, até grifes luxuosas nos shopping centers da capital paulista, como o Shopping Cidade Jardim e Iguatemi. O Mercado Municipal de São Paulo atrai milhares de turistas e consumidores que vão a procura de boas frutas, verduras e pescados, além de petiscos como o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. O comércio é um aspecto tão importante da cidade, que existem até ruas de comércio especializado como a  Florêncio de Abreu, com suas dezenas de lojas de ferramentas e maquinário, a Santa Ifigênia, com suas lojas de eletro-eletrônicos, a São Caetano, com seus vestidos de noivas e festas, e as ruas Oriente, no Brás e José Paulino, no Bom Retiro, com suas centenas de lojas de roupas. E quando se fala de luxo, sofisticação e renomadas lojas de griffe nacionais e internacionais, a Rua Oscar Freire e seus arredores são referência nacional! E não poderíamos nos esquecer da icônica Rua Augusta, que já foi tema de músicas e cenários de diversos filmes e novelas. Elas fazem parte dos Jardins, uma região não oficial da zona oeste de São Paulo, que engloba bairros nobres como Cerqueira César, Jardim Europa, Jardim América, Jardim Paulista e Jardim Paulistano. Aqui neste post nos concentraremos na região de Cerqueira César e Jardim Paulista, que englobam as ruas Augusta e Oscar Freire, além de parte da Avenida Paulista e Rua Pamplona. Mas abordaremos os outros trechos dos Jardins em breve – aguardem!

 

Trabalhei 6 anos como professora de inglês na Berlitz da Rua Haddock Lobo, e adorava circular pela região! Caminhava diariamente pela movimentada Rua Augusta para ir às aulas, sem muito tempo (nem grana!) para desfrutar de suas lojas, galerias, restaurantes e cafés. Uma das coisas que mais gostava de fazer entre as aulas era degustar o delicioso pão de queijo que vinha das fornadas do Pão de Queijo Haddock Lobo, considerado um dos melhores da cidade, e tomar um chá no Rei do Mate da Rua Augusta! Agora, se você procura restaurantes estrelados, com certeza encontrará muitos deles nas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra: lá encontramos o Gero, Figueira Rubaiyat, Chef Rouge, Pizzeria Margherita e A Bela Sintra, dentre muitos outros. O Fasano, na Rua Vittorio Fasano, é referência quando se fala de alta gastronomia italiana. Andar na Rua Oscar Freire e suas imediações, com suas calçadas limpas e bem cuidadas (coisa rara aqui em São Paulo, infelizmente!), e passear por suas vitrines chiques e exclusivas é sempre  muito interessante. Guardadas as devidas proporções, podemos dizer que a Oscar Freire é a nossa Rodeo Drive, rua de comércio sofisticado de Beverly Hills, California.

 

As lojas dos Jardins oferecem luxo, requinte e sofisticação. Por isso, não espere encontrar muitos preços acessíveis: um simples cafezinho pode custar o olho da cara, dependendo de onde você for! Para preços mais em conta, mantenha o ar blasé e vá à Rua Augusta e Pamplona, sem medo de ser feliz! É  possível encontrar produtos alternativos e descolados nas diversas galerias da Rua Augusta – a Galeria Ouro Fino é famosa entre designers de moda e fashionistas. Lojas com preços mais camaradas, restaurantes, cinemas, teatros e prestadores de serviços fazem da Augusta um verdadeiro shopping a céu aberto. A via sempre foi a queridinha dos paulistanos, tanto que foi até homenageada com o sucesso “Rua Augusta”, de 1963, na voz de Ronnie Cord. O trecho conhecido como “Baixo Augusta” (aguardem nosso post sobre a região!) fervilha com a abertura de restaurantes, casas noturnas e dezenas de lançamentos imobiliários.  O trecho dos Jardins não fica para trás. Lá perto, na Alameda Lorena, podemos encontrar um dos supermercados mais tradicionais de São Paulo, a Santa Luzia, que oferece produtos de altíssima qualidade desde 1926. No Jardim Paulista, temos a Rua Pamplona, que assim como a Augusta, oferece um amplo leque de lojas e serviços a preços mais em conta. No meio de todo esse burburinho, podemos encontrar ruas residenciais, clubes e igrejas, que trazem um ar mais tranqüilo para os agitados Jardins!

 

A melhor alternativa para visitar os Jardins é o metrô – desça na Estação Consolação da linha verde, e você estará na esquina da Rua Augusta com a Avenida Paulista. Há também diversas linhas de ônibus que cruzam a via e suas imediações. Evite ir de carro, já que o trânsito na região tende a ser caótico, e os estacionamentos têm preços abusivos. Tome cuidado com bolsas e especialmente celulares – por ser considerada uma área de gente abastada, ladrões oportunistas tentam (e muitas vezes conseguem) roubar transeuntes desatentos falando ao celular. Tome os cuidados básicos, que você não terá problemas: aliás, essa dica vale para visitar São Paulo como um todo. Venha conhecer e vivenciar a sofisticação dos Jardins, com certeza você irá achar a experiência um verdadeiro luxo!

Nosso passeio começa na Estação Consolação, da linha verde do metrô. A saída da estação fica bem na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta.

Nosso passeio começa na Estação Consolação, da linha verde do metrô. A saída da estação fica bem na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta.

A Avenida Paulista, símbolo de São Paulo. Indo naquela direção, chegaremos ao bairro do Paraíso.

A Avenida Paulista, símbolo de São Paulo. Indo naquela direção, chegaremos ao bairro do Paraíso.

A Avenida Paulista, símbolo de São Paulo. Daqui podemos ver o Conjunto Nacional, inaugurado em 1958.

Indo naquela direção, chegaremos aos bairros da zona oeste de São Paulo, como o Pacaembu e Sumaré. Daqui podemos ver o Conjunto Nacional, inaugurado em 1958. 

O Conjunto Nacional foi considerado o primeiro shopping center da América Latina. Projetado por David Libesking, combina lojas, escritórios e residências.

O Conjunto Nacional foi considerado o primeiro shopping center da América Latina. Projetado por David Libesking, combina lojas, escritórios e residências, e foi tombado pelo patrimônio histórico em 2005.

O Conjunto Nacional abriga a maior unidade da Livraria Cultura, ponto de encontro do pessoal que circula pela Avenida Paulista. O complexo também abriga uma academia de ginástica, diversos restaurantes e duas salas de cinema. Na década de 1950, foi aberto o Restaurante Fasano, que mais tarde se mudou para a Rua Vittorio Fasano.

O Conjunto Nacional abriga a maior unidade da Livraria Cultura, ponto de encontro do pessoal que circula pela Avenida Paulista. O complexo também abriga uma academia de ginástica, diversos restaurantes e duas salas de cinema. Ele já abrigou o requintado Restaurante Fasano na década de 1950, que mais tarde se mudou para a Rua Vittorio Fasano.

Na esquina da Rua Haddock Lobo e Alameda Santos. A Alameda Santos corre paralelamente à Avenida Paulista em praticamente toda a sua extensão, e abriga diversas instituições financeiras, hotéis e restaurantes.

Na esquina da Rua Haddock Lobo e Alameda Santos. A Alameda Santos corre paralelamente à Avenida Paulista em praticamente toda a sua extensão, e abriga diversas instituições financeiras, hotéis e restaurantes.

Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Alameda Santos fica o Hotel Renaissance, inaugurado em 1997. Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o luxuoso hotel conta com 444 apartamentos, um teatro, restaurante e cigar room, um dos poucos da cidade.

Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Alameda Santos fica o Hotel Renaissance, inaugurado em 1997. Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o luxuoso hotel conta com 444 apartamentos, um teatro, restaurante e cigar room, um dos poucos da cidade.

O hotel tem um acervo considerável de obras de arte, dentre eles um mural de cerâmica de Tomie Ohtake, mãe do arquiteto Ruy Ohtake.

O hotel tem um acervo considerável de obras de arte, dentre eles um mural de cerâmica da artista japonesa Tomie Ohtake, mãe do arquiteto Ruy Ohtake.

"Entrei na Rua Augusta a 120 por hora, botei a turma toda do passeio pra fora". A lendária rua Augusta, que foi homenageada no sucesso da Jovem Guarda, na voz do cantor e compositor Ronnie Cord. É uma importante artéria do trânsito paulistano, ligando o centro da cidade ao bairro de Pinheiros.

“Entrei na Rua Augusta a 120 por hora, botei a turma toda do passeio pra fora”. A lendária rua Augusta, que foi homenageada no sucesso de 1964, composta por Hervé Cordovil para seu filho, o cantor Ronnie Cord. A música foi regravada por artistas como Raul Seixas e Os Mutantes, e foi eleita uma das 100 maiores músicas brasileiras de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

A Rua Augusta é uma importante artéria do trânsito paulistano, desde seus primórdios no século XVIII. Indo naquela direção chegaremos ao bairro de Pinheiros.

A Rua Augusta é uma importante artéria do trânsito paulistano, desde seus primórdios no século XVIII. Indo naquela direção chegaremos ao bairro de Pinheiros.

Indo naquela direção, chegaremos à região do Baixo Augusta e Avenida São Luis, no centro da cidade.

Indo naquela direção, chegaremos à região do Baixo Augusta e o centro da cidade.

A Rua Augusta está repleta de lojas, restaurantes, centros de cultura e lazer e prestadores de serviço. As primeiras referências à via datam de 1875, quando se chamava Rua Maria Augusta.

A Rua Augusta está repleta de lojas, restaurantes, centros de cultura e lazer e prestadores de serviço. As primeiras referências à via datam de 1875, quando se chamava Rua Maria Augusta.

A Rua Augusta e seu entorno faziam parte da antiga Chácara do Capão, do português Manuel Antonio Vieira.   Localizada no antigo bairro da Bela Sintra, a via sempre foi um reduto de jovens. Mesmo com a decadência após a década de 1970, a Rua Augusta conseguiu se renovar.

A Rua Augusta e seu entorno faziam parte da antiga Chácara do Capão, do português Manuel Antonio Vieira. Localizada no antigo bairro da Bela Sintra, a via sempre foi um reduto de jovens, culminando na década de 1960. Até hoje continua sendo um ponto frequentado pela juventude, que vem em busca de suas novas baladas e diversidade. 

No início do século XX, a Rua Augusta tinha um perfil mais residencial, abrigando diversos casarões da elite paulistana. Foram abertas lojas  e cinemas luxuosos. Com a abertura dos shopping centers nos anos 1970, a via entrou em decadência, mas ela soube se adaptar aos novos tempos.

No início do século XX, a Rua Augusta tinha um perfil mais residencial, abrigando diversos casarões da elite paulistana. Foram abertas lojas e cinemas luxuosos. Com a abertura dos shopping centers nos anos 1970, a via entrou em decadência, mas ela soube se adaptar aos novos tempos: uma parte dos postes foi retirada, as calçadas foram reformadas e os ônibus elétricos foram retirados da via.

O tradicional Cinesesc, inaugurado em 1979 no número 2075 da Rua Augusta. O charmoso espaço exibe filmes alternativos, fora do circuito comercial. O Cinesesc conta com um agradável bar e café, de onde se pode assistir as sessões de filmes.

O tradicional Cinesesc, inaugurado em 1979 no número 2075 da Rua Augusta. O charmoso espaço exibe filmes alternativos, fora do circuito comercial. O Cinesesc conta com um agradável bar e café, de onde se pode assistir as sessões de filmes.

A Rua Augusta está repleta de galerias adoráveis, que abrigam diversas lojas e serviços. São lugares agradáveis para dar uma parada e tomar um cafezinho!

A Rua Augusta está repleta de galerias adoráveis, que abrigam diversas lojas e serviços. São lugares agradáveis para dar uma parada, tomar um cafezinho e ver lojas descoladas como o Brechó Bendita Benedita, na Galeria América.

A Galeria Florida, que também oferece uma série de lojas descoladas e serviços, como a Bodega do Banho, que oferece serviços de spa expresso.

A Galeria Florida, que também oferece uma série de lojas descoladas e serviços, como a Bodega do Banho, que oferece serviços de spa expresso.

Não é legal? Adorei a vitrine dessa loja de brinquedos!

Não é legal? Adorei a vitrine dessa loja de brinquedos!

Esse é o Luke Skywalker?

Esse é o Luke ou o Anakin Skywalker? Ou nenhum dos dois? Help!!!

Adorei esse predinho! A Rua Augusta tem lojas inusitadas, para servir a todos os públicos: podemos encontrar sebos de livros e discos, uma loja de chapéus e até uma loja de perucas.

Adorei esse predinho! A Rua Augusta tem lojas bem variadas, para servir a todos os públicos: podemos encontrar sebos de livros e discos, uma loja de chapéus e até uma loja de perucas.

A Galeria Ouro Fino, inaugurada em 1961, abriga diversas lojas de roupas, acessórios, lingerie e estúdios de tatuagem. Atrai designers e fashionistas, que procuram suas lojas alternativas e descoladas.

A Galeria Ouro Fino, inaugurada em 1961, abriga diversas lojas de roupas, acessórios, lingerie e estúdios de tatuagem. Atrai designers e fashionistas, que procuram suas lojas alternativas e descoladas. 

Além de ser tema de músicas, a Rua Augusta foi cenário de diversos filmes nacionais, como "O puritano da Rua Augusta", de Amácio Mazzaropi, e "Beto Rockfeller", de Olivier Perroy.  A via também foi retratada em novelas e livros.

Além de ser tema de músicas, a Rua Augusta foi cenário de diversos filmes nacionais, como “O puritano da Rua Augusta”, de Amácio Mazzaropi, e “Beto Rockfeller”, de Olivier Perroy. A via também foi retratada em novelas e livros. 

Na esquina das ruas Augusta e Oscar Freire

Na esquina das ruas Augusta e Oscar Freire

A Rua Oscar Freire se inicia na Alameda Castelo Branco e termina na Avenida Dr. Arnaldo, e é um dos ponto de comércio mais elegantes e sofisticados de São Paulo.

A Rua Oscar Freire se inicia na Alameda Castelo Branco e termina na Avenida Dr. Arnaldo, e é um dos ponto de comércio mais elegantes e sofisticados de São Paulo.

Com 2600 m de extensão, é neste trecho dos Jardins que a via reúne as grifes mais famosas e caras do Brasil.

Com 2600 m de extensão, é neste trecho dos Jardins que a via reúne as grifes mais famosas e caras do Brasil.

A via é bem sinalizada, com totens com a  localização de lojas e serviços disponíveis. Entre 2004 e 2006 foram feitas reformas na rua, que incluíram o aterramento da fiação elétrica, o nivelamento e reforma das calçadas e a colocação desses totens.

A via é bem sinalizada, com totens com a localização de lojas e serviços disponíveis. Esses totens foram instalados entre 2004 e 2006, durante uma grande reforma na rua,  que incluiu o aterramento da fiação elétrica e o nivelamento e reforma das calçadas. 

Com a reforma, houve uma mudança gradual do perfil das lojas da Rua Oscar Freire: algumas lojas de grifes internacionais, como Christian Dior e Cartier, migraram para os novos shoppings Cidade Jardim e JK Iguatemi. Enquanto isso, diversas empresas instalaram suas flagships na via, como a Riachuelo e Melissa, dando um aspecto mais diversificado à Oscar Freire.

Com a reforma, houve uma mudança gradual do perfil das lojas da Rua Oscar Freire: algumas lojas de grifes internacionais, como Christian Dior e Cartier, migraram para os novos shoppings Cidade Jardim e JK Iguatemi. Enquanto isso, diversas empresas instalaram suas flagship stores ou lojas-conceito, como a Schutz, Havaianas, Riachuelo e Melissa, dando um aspecto mais diversificado à Oscar Freire. 

Com a reforma, houve uma mudança gradual do perfil das lojas da Rua Oscar Freire: algumas das grifes internacionais, como Christian Dior e Cartier, migraram para os novos shoppings Cidade Jardim e JK. Enquanto isso,  diversas empresas instalaram suas flagships na via.

Mas isso não quer dizer que as grifes internacionais saíram da Oscar Freire: a loja da Montblanc é a primeira boutique da marca nas Américas, sendo uma das mais rentáveis do mundo. Além dela, podemos encontrar as lojas da Diesel, Versace e Roberto Cavalli, dentre outras.

A Oscar Freire já foi eleita a 8ª rua mais luxuosa do mundo pela Excellence Mystery Shopping  International, organização que reúne institutos de pesquisa de mercado de diversos países. Dentre os endereços pesquisados, estão a Avenida Champs-Elisées, em Paris, e a 5ª Avenida, de Nova York.

A Oscar Freire foi eleita a 8ª rua mais luxuosa do mundo pela Excellence Mystery Shopping International, organização que reúne institutos de pesquisa de mercado de diversos países. Dentre os endereços pesquisados, estão a Avenida Champs-Élisées, em Paris, e a 5ª Avenida, de Nova York.

O Mercadinho Chic, que reúne diversas lojas, com foco na moda e na gastronomia.

O Mercadinho Chic, é uma feira permanente que reúne 25 expositores, que são renovados semanalmente, com foco na moda e na gastronomia. Lá é possível encontrar acessórios, bolsas, objetos de arte e decoração. A feira acontece de quarta a domingo, e a entrada é gratuita.

O nome da rua é uma homenagem ao médico legista baiano Oscar Freire de Carvalho. Foi professor da Faculdade de Medicina da USP, e foi o responsável pela introdução do ensino de Medicina Legal em São Paulo, em 1918. Oscar Freire foi um dos fundadores do Instituto Médico Legal de São Paulo.

O nome da rua é uma homenagem ao médico legista baiano Oscar Freire de Carvalho. Bastante precoce, formou-se em Medicina aos 18 anos, e foi professor da Faculdade de Medicina da USP, sendo o responsável pela introdução do ensino de Medicina Legal em São Paulo, em 1918. Oscar Freire foi um dos fundadores do Instituto Médico Legal de São Paulo. 

A charmosa rua tem mais de 200 lojas, e é o local para ver e ser visto. É comum ver celebridades circulando entre as lojas e as cafeterias da região.

A charmosa rua tem mais de 200 lojas, e é o local para ver e ser visto. É comum ver celebridades circulando entre as lojas e as cafeterias da região.

As lojas de roupas, sapatos e acessórios dominam o pedaço, mas também podemos encontrar diversos locais para um café ou uma refeição. A loja da Nespresso é uma ótima opção para degustar um delicioso café.

As lojas de roupas, sapatos e acessórios dominam o pedaço, mas também podemos encontrar diversos locais para um café ou uma refeição. A loja da Nespresso é uma ótima opção para degustar um delicioso café.

A Rua Haddock Lobo, paralela à Rua Augusta. A elegante via tem um perfil mais residencial, mas também abriga boas lojas e restaurantes. Nesta direção, chegaremos à Avenida Paulista.

A charmosa Rua Haddock Lobo, paralela à Rua Augusta. A elegante via tem um perfil mais residencial, mas também abriga boas lojas e restaurantes. Nesta direção, chegaremos à Avenida Paulista.

A Haddock Lobo é uma importante artéria do transito de São Paulo, com início na Rua Fernando Albuquerque, e terminando na Rua Estados Unidos

A Haddock Lobo é também uma importante artéria do transito de São Paulo, com início na Rua Fernando Albuquerque, e terminando na Rua Estados Unidos.

A Berlitz Language School, onde eu trabalhei durante alguns anos. Conheci muitos bons amigos e alunos sensacionais - saudades!

A Berlitz Language School, onde eu trabalhei durante alguns anos. Conheci bons amigos e alunos muito legais – saudades!

Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Alameda Tietê, encontramos a tradicional Pizzeria Margherita. que desde 1981 serve deliciosas redondas neste belo casarão.

Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Alameda Tietê, encontramos a tradicional Pizzeria Margherita. que desde 1981 serve deliciosas redondas neste belo casarão.

Além dos prédios residenciais, a Rua Haddock Lobo abriga diversos restaurantes renomados, como a tradicional Churrascaria Rodeio, que está no mesmo endereço desde 1958.

A Rua Haddock Lobo abriga diversos restaurantes renomados, como a tradicional Churrascaria Rodeio, que está no mesmo endereço desde 1958. Outros restaurantes estrelados podem ser encontrados na Haddock Lobo, como o Gero, a Figueira Rubaiyat e Amadeus, dentre outros.

Na Haddock Lobo podemos encontrar outros restaurantes estrelados, como o Gero, a Figueira Rubaiyat e Amadeus, dentre outros.

Assim como a Rua Oscar Freire, a Rua Haddock Lobo também homenageia um médico: Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, foi um médico e político atuante no Brasil. Foi ele que realizou a primeira anestesia no Brasil, a nível experimental, em 1847.

A Rua Bela Cintra é outra parelela da Rua Augusta. Como a Rua Haddock Lobo, mescla prédios residenciais com boas lojas e restaurantes.

A Rua Bela Cintra é outra parelela da Rua Augusta. Como a Rua Haddock Lobo, mescla prédios residenciais com boas lojas e restaurantes.

A charmosa Rua Bela Cintra concentra lojas finas de vestuário e de artigos de decoração. A L´Oeil, que ocupa essa bela casa, vende artigos decorativos de diversos países, como Vietnan, Turquia, França e Marrocos.

A charmosa Rua Bela Cintra concentra lojas finas de vestuário e de artigos de decoração. A L´Oeil, que ocupa essa bela casa, vende móveis e artigos decorativos  nacionais e importados de diversos países, como Vietnan, Turquia, França e Marrocos.

Uma bela pintura de Roberto Camasmie, que tem sua loja-ateliê na Bela Cintra.

Uma bela pintura de Roberto Camasmie, que tem seu ateliê-galeria na Rua Bela Cintra.

Roberto Camasmie é conhecido como o "Rei dos Retratos". Já pintou os retratos de diversas celebridades nacionais e internacionais, como a atriz italiana Sophia Loren.

Roberto Camasmie é conhecido como o “Rei dos Retratos”. Já pintou os retratos de diversas celebridades nacionais e internacionais, como a atriz italiana Sophia Loren.

A Rua da Consolação é uma das mais importantes vias de São Paulo. Ela se inicia no centro da cidade, na Rua Quirino de Andrade, e termina na Rua Estados Unidos, nos Jardins. Seu perfil vai mudando à medida que vai saindo do centro da cidade - aqui nos Jardins, ela tem um perfil mais residencial, mas também tem lojas e restaurantes.

A Rua da Consolação é uma das mais importantes vias de São Paulo. Ela se inicia no centro da cidade, na Rua Quirino de Andrade, e termina na Rua Estados Unidos, nos Jardins. Seu perfil vai mudando à medida que vai saindo do centro da cidade – aqui nos Jardins, ela tem um perfil mais residencial, mas também tem boas lojas e restaurantes.

Descansando os pés na esquina da Rua Haddock Lobo e Alameda Lorena! Daqui podemos ver a Casa Bauducco, onde podemos encontrar os deliciosos produtos da linha premium da famosa marca.

Descansando os pés na esquina da Rua Haddock Lobo e Alameda Lorena! Daqui podemos ver a Casa Bauducco, onde podemos comprar deliciosos produtos da linha premium da famosa marca, juntamente com um cafezinho. 

A Alameda Lorena é uma transversal da Rua Oscar Freire, que começa na Av. Brigadeiro Luis Antonio, no Paraíso, e termina na Avenida Rebouças. Como outras ruas no seu entorno, também está recheada de boas lojas, restaurantes, além de prédios residenciais.

A Alameda Lorena é uma transversal da Rua Oscar Freire, e começa na Av. Brigadeiro Luis Antonio, no Paraíso, e termina na Avenida Rebouças. Como outras ruas no seu entorno, também está recheada de boas lojas, restaurantes, além de prédios residenciais.

No meio de tantas lojas e edifícios, é muito legal ver que algumas casas antigas ainda resistem. Essa adorável casa abriga a Browns Rigor e Alfaiataria.

No meio de tantas lojas e edifícios, é muito legal ver que algumas casas antigas ainda resistem. Essa adorável casa abriga a Browns Rigor e Alfaiataria.

Outra belíssima casa, que abriga uma loja de roupas.

Outra belíssima casa, que abriga uma loja de roupas.

Na Alameda Lorena podemos encontrar uma filial da Livraria da Vila, famosa livraria  originária da Vila Madalena.

Na Alameda Lorena podemos encontrar uma filial da Livraria da Vila, famosa livraria originária da Vila Madalena.

Na Alameda Lorena está a Casa Santa Luzia. Inaugurada em 1926 na esquina das ruas Augusta e Oscar Freire, desde 1981 atende na Alameda Lorena. O supermercado é famoso por seus produtos diferenciados de alta qualidade, com diversos itens importados  e nacionais que atraem os amantes de gastronomia.

Na Alameda Lorena está a Casa Santa Luzia. Inaugurada em 1926 na esquina das ruas Augusta e Oscar Freire, desde 1981 atende na Alameda Lorena. O supermercado é famoso por seu atendimento diferenciado e pela alta qualidade de seus produtos, com diversos itens importados e nacionais que atraem os amantes de gastronomia.

A Alameda Lorena também tem bons restaurantes, como o agradável Mamaggiore, de cozinha italiana contemporânea.

A Rua Padre João Manuel, importante via que cruza a Alameda Lorena. Ela se inicia na Avenida Paulista e termina na Rua Estados Unidos.

A Rua Padre João Manuel, importante via que cruza a Alameda Lorena. Ela se inicia na Avenida Paulista e termina na Rua Estados Unidos.

Uma bela casa na Rua Pe. João Manuel. O nome da rua é uma homenagem ao padre e político João Manuel de Carvalho, que foi um dos líderes do Partido Conservador do Rio Grande do Norte e deputado durante o final do império.

Uma bela casa na Rua Pe. João Manuel. O nome da rua é uma homenagem ao padre e político João Manuel de Carvalho, que foi um dos líderes do Partido Conservador do Rio Grande do Norte e deputado durante o final do império.

A Rua Padre João Manuel tem perfil residencial, mas também conta com restaurantes e lojas. De 1979 a 2004, abrigou a sede do Consulado dos Estados Unidos, que hoje se encontra na Chácara Santo Antonio.

A Rua Padre João Manuel tem perfil mais residencial, mas também conta com restaurantes, lojas e serviços. De 1979 a 2004, abrigou a sede do Consulado dos Estados Unidos, que hoje se encontra na Chácara Santo Antonio.

A Alameda Ministro Rocha Azevedo é outra importante via que cruza a Alameda Lorena. Ela se inicia na Rua São Carlos do Pinhal, na região da Avenida Paulista, e termina na Rua Estados Unidos.

A Alameda Ministro Rocha Azevedo é outra importante via que cruza a Alameda Lorena. Ela se inicia na Rua São Carlos do Pinhal, na região da Avenida Paulista, e termina na Rua Estados Unidos.

A elegante via recebeu este nome devido a Álvaro Gomes da Rocha Azevedo. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1888,  foi prefeito de São Paulo de 1919 a 1920, e presidente do Tribunal de Contas da União de 1928 a 1930.

A elegante via recebeu este nome como uma homenagem a Álvaro Gomes da Rocha Azevedo. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1888, foi prefeito de São Paulo de 1919 a 1920, e presidente do Tribunal de Contas da União de 1928 a 1930.

O restaurante L´Entrecôte de Paris, que abriu uma filial nos Jardins e no Itaim-Bibi. O restaurante serve um único prato: um bife de contrafilé magro, regado com um molho de receita secreta, guarnecida com batatas fritas à vontade. Dizem que o bife é tão bom e especial, que dispensa a necessidade de outros pratos. Alguém já experimentou?

O restaurante L´Entrecôte de Paris, que abriu uma filial na Al. Ministro Rocha Azevedo e outra no Itaim-Bibi. O restaurante serve um único prato: um bife de contrafilé magro, regado com um molho de receita secreta, guarnecida com batatas fritas à vontade. Dizem que o bife é tão bom e especial, que dispensa a necessidade de outros pratos. Alguém já experimentou?

E chegamos à Avenida Nove de Julho, importante artéria do transito paulistano. Ela se inicia no centro da cidade, na Praça da Bandeira, e termina na Avenida Cidade Jardim, no bairro de Pinheiros.

E chegamos à Avenida Nove de Julho, importante artéria do transito paulistano. Ela se inicia no centro da cidade, na Praça da Bandeira, e termina na Avenida Cidade Jardim, no bairro de Pinheiros.

O nome da via é uma alusão à data de início da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo.

O nome da via é uma alusão à data de início da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo.

A Avenida 9 de Julho vai mudando de perfil, à medida que nos afastamos do centro da cidade: o seu início se encontra mais decadente, ao passo que à medida que ela se aproxima da Avenida Paulista e dos Jardins, ela vai adquirindo um perfil mais sofisticado.

A Avenida 9 de Julho vai mudando de perfil, à medida que nos afastamos do centro da cidade: o seu início se encontra mais decadente, ao passo que à medida que ela se aproxima da Avenida Paulista e dos Jardins, ela vai adquirindo um perfil mais sofisticado, com mais lojas, restaurantes e serviços.

No meio de tantos prédios e lojas, encontramos a adorável Paróquia Assunção de Nossa Senhora, na esquina da Alameda Lorena com a Avenida 9 de Julho.

No meio de tantos prédios e lojas, encontramos a adorável Paróquia Assunção de Nossa Senhora, na esquina da Alameda Lorena com a Avenida 9 de Julho.

O Colégio foi fundado em 1933 pelas religiosas da congregação, em terreno doado pela família Matarazzo. A construção, projetada por Adolfo Lindenberg, foi concluída em 1935.

O Colégio foi fundado em 1935, em terreno doado pela família Matarazzo. A construção, projetada por Adolfo Lindenberg, foi concluída em 1935.

A capela do colégio só foi erguida em 1948, com projeto de Benedito Calixto Neto.

A capela do colégio, porém, só foi erguida em 1948, com projeto de Benedito Calixto Neto.

Benedito Calixto Neto projetou outras igrejas na cidade e no estado de São Paulo, como a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.  Ele era neto do famoso pintor Benedito Calixto.

Benedito Calixto Neto projetou diversas igrejas na cidade e no estado de São Paulo, como a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida. Ele era neto do famoso pintor Benedito Calixto.

Os belos vitrais da igreja.

Os belos vitrais da igreja.

As belas colunas de granito e os arcos formam um belo desenho. O estilo da igreja é eclético, com características românicas. A igreja é uma réplica da capela de um mosteiro do século XII.

As colunas de granito e os arcos formam um belo desenho. O estilo da igreja é eclético, com características românicas. A igreja é uma réplica da capela de um mosteiro do século XII.

A igreja e sua bela torre se destacam entre os prédios à sua volta. O colégio e a capela ocupam um espaço de  aproximadamente 18.000 m².

A igreja e sua bela torre se destacam entre os prédios à sua volta. O colégio e a capela ocupam um espaço de aproximadamente 18.000 m².

A entrada do Colégio Assunção, um dos mais tradicionais da cidade. A princípio, era um colégio só para meninas, o que foi mudado ao longo dos anos.

A entrada do Colégio Assunção, um dos mais tradicionais da cidade. A princípio, era um colégio só para meninas, o que foi mudado ao longo dos anos.

Em 1933, o Conde e Condessa Matarazzo doaram o terreno para as religiosas da congregação, para a construção do colégio. A inauguração se deu 2 anos depois, pelo prefeito Antonio Carlos de Assumpção.

Em 1933, o Conde e Condessa Matarazzo doaram o terreno para as religiosas da congregação, para a construção do colégio. A inauguração se deu 2 anos depois, pelo prefeito Antonio Carlos de Assumpção.

Chegamos à Rua Pamplona, outra importante via comercial de São Paulo.

Chegamos à Rua Pamplona, outra importante via comercial de São Paulo.

A Rua Pamplona começa na Rua Itapeva e termina na onipresente Rua Estados Unidos. Neste trecho, o seu perfil é mais comercial, com diversas lojas, restaurantes e serviços.

A Rua Pamplona começa na Rua Itapeva e termina na onipresente Rua Estados Unidos. Neste trecho, o seu perfil é mais comercial, com diversas lojas, restaurantes e serviços.

A Rua Pamplona e suas imediações contam com ótimas opções gastronômicas, para todos os gostos e bolsos.

O comércio da Rua Pamplona é mais acessível, com lojas para todos os gostos e bolsos.

Na via podemos encontrar diversas lojas de shopping, além de lojas exclusivas

Na via podemos encontrar diversas lojas de shopping, além de lojas exclusivas, como essa de vestuário masculino.

A Alfama dos Marinheiros, inaugurado em 1969, é uma ótima opção para quem aprecia a culinária portuguesa.

Na Rua Pamplona podemos encontrar restaurantes excelentes. A Alfama dos Marinheiros, inaugurado em 1969, é uma ótima opção para quem aprecia a boa culinária portuguesa, com pratos à base de frutos do mar.

A Trattoria Sargento é uma ótima opção de cozinha italiana, com preços acessíveis e ambiente acolhedor, típicos das cantinas italianas.

A tradicional Trattoria do Sargento é uma ótima opção de cozinha italiana, com preços acessíveis e ambiente acolhedor, típicos das cantinas italianas.

Gostaram? Passear nos Jardins é uma delícia - venha conhecer também! Até o próximo passeio!

Gostaram? Passear nos Jardins é uma delícia – venha conhecer também! Até o próximo passeio!

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe um comentário

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam